O que esta procurando?

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O surgimento da “Capital Secreta do Mundo”

No início do século XXVIII, em uma pequena e rural cidade, chegaram seus primeiros imigrantes vindos de cidades vizinhas (Campos de Goytacazes, Muribeca, Guarapari e Vitória), cidade esta que começara a se expandir as margens do Rio Itapemirim, limítrofe as minas de Castelo em que havia ouro e que era dominado pelos índios Purís – daí o interesse dos imigrantes. Este local fora conhecido inicialmente como São Pedro das Cachoeiras do Itapemirim, segundo decreto provincial N° 11, datado de 16 de Julho de 1856, subordinado ao município de Itapemirim. E, posteriormente, foi nomeado como Cachoeiro de Itapemirim e, num processo evolutivo, foi apelidada carinhosamente como Capital Secreta do Mundo. Mas, como isso ocorreu?
Numa primeira avaliação, como já dito Cachoeiro fora se expandindo às margens do Rio Itapemirim e, devido a leis e decretos, agregou seis municípios (Burarama, Condurú, Itaoca, Pacotuba e Vargem Grande de Soturno) que, de certa forma, ajudaram em seu processo comercial e territorial. Com isso, grandes latifundiários saíram de suas respectivas cidades e começaram a se interessarem em desenvolver comércio em Cachoeiro. Bem como, por exemplo,  Dr. Manuel Cipriano de França Horta, que foi o primeiro médico e Dona Joana das Dores a primeira professora, ambos de ramos distintos.
Avaliando mais afundo constatamos que, assim como todo o estado do Espírito Santo, começou a produzir e desenvolver o cultivo da banana, cana-de-açúcar, café e, conseguinte, o sistema de ferrovias e, por anos, esses foram o carro chefe da economia local. Atualmente Cachoeiro é conhecida nacional e internacionalmente como pólo de mármore e granito devido sua matéria prima inigualável. Fato que podemos relacionar com a evolução da sociedade.
Finalizando, Cachoeiro não só pode ser vista ou reconhecida somente pelos seus valores comerciais supramencionados, pois vale lembrar que também é reconhecida com valor cultural imensurável devido seus filhos ilustres, como, por exemplo, os mais famosos “irmãos Braga” e o que é chamado de Rei Roberto Carlos. E, com tantas qualidades, Cachoeiro faz jus a seu apelido e sempre terá de ser lembrada como a Capital Secreta do Mundo.

Ângelo Felisbérto



Um comentário:

  1. Ei, Angelo!
    Interessante o texto. Deveríamos ter mais interesse pela história local, ótima iniciativa a sua.
    Ah, vale um comentário: a respeito do apelido de "Capital Secreta do Mundo", já ouvi dizer que quem usou esse termo pela primeira vez fazendo menção a Cachoeiro foi nada mais, nada menos, que vinicius de Moraes, numa conversa com Rubem Braga, ao saber, do próprio Braga, de pessoas ilustres que pertencem à terra.
    Abração!

    ResponderExcluir